abril 04, 2005

A Importância da Amizade

Como já foi aqui abordado, o apoio dos pais é fundamental para o desenvolvimento saudável do jovem. Apesar de não se tratar de uma independência igual à que existe enquanto criança, é sempre necessária a colaboração e atenção por parte dos progenitores nesta fase tão controversa.
No entanto, a partir de uma certa idade, o adolescente começa a conviver mais tempo com o seu grupo de amigos. A escola é um dos sítios mais propícios à criação dos laços de amizade. Enquanto estudante, o jovem é obrigado a contactar com vários tipos de pessoas, com os quais se identifica ou não. Aprende a interagir, a trabalhar em grupo, estimulando assim a sua capacidade de aceitar opiniões diferentes e de argumentar em defesa dos seus ideais.
Nos primeiros dias de escola a criança sente-se um pouco amedrontada devido à enorme quantidade de novidades. A reacção do jovem perante as mudanças que vão surgindo em catadupa é idêntica. Tal como a criança, este precisa de algo que o faço acreditar, que o faça olhar as coisas de modo positivo, no fundo necessita de um apoio. E é aí que entram os amigos. É com eles que partilhamos alegrias e tristezas, é com eles que aguentamos os maus momentos mas é com eles também que damos as nossas maiores gargalhadas. Com eles aguentamos uma semana inteira de aulas chatas para no fim-de-semana nos divertirmos e relaxarmos juntos. Com tudo isto acabamos por passar a maior parte do tempo com eles. É sempre chato quando há um desentendimento mas, quando se trata de uma amizade verdadeira, não há zanga que a destrua! Acabam sempre por se entender e essa é a melhor parte…
Há amizades que se prolongam desde a mais tenra idade. Nesses casos a confiança é um factor predominante. Sim porque quando não há confiança de ambas as partes não resulta. Podemos mesmo afirmar que as bases da amizade passam pela confiança e compreensão.
No próximo artigo continuarei a abordar este tema.

Posted by dripikapa at abril 4, 2005 10:02 AM
Comments
Comentário









Lembrar-se de mim?